Novidades

Como regular a pressão de água dos chuveiros e torneiras

11/07/16

Você sabia que dá para regular a pressão da água dos chuveiros, torneiras e caixas d’água? Para isso, basta instalar válvulas corretamente que você vai poder ter um melhor controle sobre água utilizada. A Blukit tem vários modelos de válvulas e outros produtos que atuam com essa função. Mas há algumas recomendações necessárias para a instalação. Confira:

Alguns fatores influenciam na pressão d´água em uma residência. Na maioria dos casos, a falta dela ocorre porque os reservatórios são instalados muito próximos dos pontos de utilização, sem respeitar a distância mínima do Metro Coluna d´Água (m.c.a). Para o chuveiro, por exemplo, recomenda-se que a distância entre o nível mais baixo da caixa d´água e o chuveiro seja de 1 metro. Outro problema comum é a baixa pressão no abastecimento da rede pública.

Para ambos os problemas, a Blukit oferece uma solução com a Válvula Alternadora de Pressão para Caixas D'água. Quando a pressão fornecida pela rede pública for maior que a interna, ela bloqueia a saída de água da caixa e faz com que o fluxo de água seja efetuado diretamente da rua para a tubulação interna. Caso ocorra o inverso, por problemas de abastecimento externo, a válvula libera a saída de água da caixa automaticamente.

A Válvula Alternadora de Pressão para Caixa d’água é resistente à baixas e altas pressões

Aplicação da Válvula Alternadora de Pressão para Caixa d’água – Situação 1 -> Quando a pressão da rede pública é maior que a pressão interna da caixa d’água. Automaticamente o êmbolo bloqueará a utilização de água da caixa e o fluxo de água será diretamente da rede para a saída d’água.

Aplicação da Válvula Alternadora de Pressão para Caixa d’água – Situação 2 -> Ausência de pressão da rede pública (falta de água). Neste caso, automaticamente o êmbolo será deslocado para o outro lado. A água da rede pública será bloqueada, permitindo a utilização do volume da própria caixa d’água. O fluxo de água será através do volume de água da caixa, passando pela válvula e seguindo para saída d’água.

A instalação do produto é fácil, sem exigir modificações nas instalações hidráulicas existentes. O produto é colocado dentro da caixa d´água e funciona com a própria pressão da água, sem necessitar de energia elétrica para seu funcionamento, uma grande vantagem em relação a produtos com funções similares no mercado, como pressurizadores.

Embora a instalação do produto seja fácil, recomendamos que seja feita por um profissional hidráulico, pois requer alguns cuidados.

Cuidados necessários

É possível que, em alguns casos, a rede pública dispare pressões muito elevadas. Sendo assim, para instalar a Válvula Alternadora de Pressão, recomendamos também a instalação de uma Válvula Redutora de Pressão na saída do Kit Cavalete, regulada em até 1,5Kgf/cm², garantindo, assim, ausência de altas pressões na edificação.

A Válvula Redutora de Pressão controlam o fluxo da água e automaticamente regula o fluxo de uma vez até que um nível de pressão determinado seja atingido. 

 

Exemplo da aplicação da Válvula Redutora de Pressão

Outra observação muito importante é que, para garantir a segurança do sistema quanto a transbordamento, recomenda-se também instalar o Tubo Extravasor, conhecido como (tubo ladrão), com diâmetro três vezes maior que o diâmetro do ramal de entrada. Exemplo: se o ramal de entrada for de 25mm, então, o tubo extravasor deverá ser igual a 50mm.

A instalação da Válvula Alternadora de Pressão deve ser de forma manual, sem o uso de “Chave de Grifo” e sua vedação se dará através de Fita Veda Rosca.

 

A Fita Veda Rosca pode ser usada em tubos e conexões para água quente ou fria, com roscas metálicas ou plásticas.

O uso destes equipamentos é uma maneira econômica e ambientalmente responsável para que se possa ter um baixo consumo de água e utilização responsável, apresentando redução de energia e custo.

Para conhecer mais sobre estes produtos visite uma das lojas Potiguar!

*Com informações de blukit.com.br 

 

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não