Novidades

Conheça as vantagens de escolher um piso tipo A

24/09/15

Na hora de escolher o piso, seja para sua casa, apartamento ou empresa, não basta apenas ver as cores e texturas das cerâmicas, é bom ficar atento às características como qualidade da cerâmica ou porcelanato. Confira a seguir dicas para ter o piso ideal no seu ambiente:

Certifique-se que o porcelanato escolhido é um produto do tipo A (extra), pois este atende a todas as normas técnicas de qualidade. Isso vem indicado na etiqueta ou na caixa do produto. Você também pode verificar a indicação de que o produto segue a NBR 15463 ou a NBR 13818, que são as normas de qualidade estabelecidas pelo INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. Na Potiguar, você pode falar com nossos colaboradores e tire todas as dúvidas sobre as normas técnicas.

A sigla P.E.I. - Porcelain Enamel Institute - é usada para classificar a resistência do esmalte do piso ou revestimento. Para cada ambiente é recomendado um nível P.E.I. diferente. Os pisos de classes A com P.E.I. 4 ou 5, quer dizer que possuem alto grau de resistência do esmalte aplicado no piso para áreas com muita circulação, são os mais recomendados. A letra "A" quer dizer piso sem deformação na placa e no esmalte.

A cerâmica do tipo A ou ‘cerâmica de primeira linha’ é a melhor: 95% das peças não apresentam defeitos visíveis. A cerâmica do tipo C ou tipo B, são chamadas de segunda linha por alguns fabricantes, tem defeitos visíveis, mas os fabricantes garantem que a peça é tão resistente quanto à do tipo A.

Para entender as principais diferenças entre um piso tipo A ou tipo Comercial (C ou B) é preciso conhecer um pouco sobre o processo de fabricação. Primeiramente é preciso saber que nenhuma fábrica usa seu maquinário para fabricar piso comercial. Mas aí, você deve questionar “de onde vem o piso comercial?”.

As fábricas têm padrões de qualidade pré-determinados para cada modelo de piso ou revestimento. Apesar de todo o processo ser automatizado, todo produto fabricado que foge do patrão de qualidade determinado A ou Extra automaticamente se torna um produto tipo C ou comercial. Quando as peças fogem do padrão limite mínimo tolerável este piso é classificado como produto comercial. Esta prática é legal e regulamentada, mas é importante ficar atento às estas informações.  

E há ainda uma terceira linha, também chamada de refugo, que é a cerâmica do tipo D. Além de possuir defeitos visíveis, as peças dessa linha não têm garantia de resistência do fabricante. Veja esta informação no verso da embalagem de piso.

Escolher piso requer cuidado de acordo com cada ambiente, pois o produto escolhido geralmente vai ficar instalado no ambiente por um longo período de tempo. Por isso é fundamental escolher produtos de qualidade.

Passe em uma das lojas Potiguar, fale com nossos colaboradores, tire suas dúvidas sobre pisos e porcelanatos, conheça os mais 300 modelos disponíveis e aproveite nossas promoções!

 

 

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não