Novidades

Potiguar promove minicurso sobre impermeabilizantes

07/07/16

O mês de julho começou com muitas novidades nas lojas Potiguar, que promovem gratuitamente aos sábados, diversos Minicursos sobre temas variados a cada semana. As atividades serão sempre conduzidas por colaboradores da Potiguar e por profissionais especialistas nos assuntos abordados. E para participar é bem simples: Não precisa de inscrição, basta comparecer no horário e local da cada minicurso, sempre nas lojas Potiguar, no horário das 09h00 às 11h00.

O tema do primeiro curso realizado sábado passado (02.07) não poderia ser mais útil para quem mora em uma cidade como São Luís, com alto índice de umidade. O tema abordado foi sobre as soluções de Impermeabilizantes e contou com aula e dicas ministradas pelo consultor João Pinheiro da fabricante de impermeabilizantes Ciplak.

 João Pinheiro consultor e representante da fabricante de impermeabilizantes  Ciplak e o Diretor da Potiguar Silva.

Vale lembrar que a vida útil de uma construção é diretamente influenciada pela presença dos sistemas de impermea­bilização, que protegem as estruturas contra a ação nociva da água. Eles cumprem a função de formar uma barreira física que contém a propagação da umidade e evitam infiltrações. Consequentemente, previnem também o aparecimento de manchas de bolor, desplacamento de azulejos, surgimento de goteiras e corrosão.

O gerente da Potiguar Reginaldo Gonçalves, o consultor da Ciplak João Pinheiro e o aluno do minicurso e cliente da Potiguar, Marcos Valentim Mendonça.

Os impermeabilizantes são usados em praticamente todas as partes da construção, como fundações, subsolos, áreas molháveis, lajes, piscinas, reservatórios, paredes de contenção. As soluções disponíveis no mercado são variadas, com dezenas de produtos para atender a diferentes necessidades na construção. De maneira geral, é possível dividir esses materiais em dois grupos: Rígidos e Flexíveis.  Na aula realizada na loja Potiguar da Cohama, o consultor demonstrou como é fácil e rápida a aplicação de um desses produtos, a manta alicerce, aplicada no baldame e que evita infiltrações futuras oriundas da água que vem dos lençóis freáticos presentes no subsolo da cidade. Medidas preventivas como essas podem representam uma economia futura de cerca de 30% do valor total da obra, disse o consultor João Pinheiro.

 

João Pinheiro demonstrou no mini curso sobre Impermeabilizantes como aplicar a manta alicerce autoaderente.

Outro caso muito comum na cidade é a infiltração nas paredes e rodapés de casas e apartamentos, principalmente quando o terreno é muito úmido. Segundo o consultor isso ocorre porque a umidade acumulada é absorvida pela fundação, e por capilaridade, sobe pela parede tornando-se visível no rodapé. Esta situação resulta na formação de manchas escuras de mofo, esfarelamento, bolhas na pintura ou até desplacamento da argamassa.

Com a ajuda dos alunos do curso o consultor ensina como aplicar o produto que prevê futuras infiltrações. 

Para esses casos, a solução indicada pelo consultor é o uso combinado de dois produtos da Ciplak, a Kimanta Alicerce, que age como uma membrana asfáltica impermeabilizante e ainda do produto Veda Umidade, um impermeabilizante cimentício, de base acrílica, composto por uma combinação de resinas, aditivos e cimentos especiais, e que resiste às pressões hidrostáticas positivas e negativas. Para usar, basta remover o reboco antigo até a alvenaria, em uma área acima de pelo menos 50cm da última mancha de umidade e em uma altura mínima de 1 cm acima do piso. Regularize a superfície com argamassa de cimento e areia (proporção 1:3) com o adesivo da Biancola da Ciplak. Umedeça a superfície antes das demãos, e aplique o produto Veda Umidade em demãos cruzadas, utilizando trincha ou broxa. Respeite um intervalo de 2 a 6 horas entre as demãos ou aguarde o endurecimento da camada superior. Após a secagem por no mínimo 5 dias da última demão. refaça o reboco, sem cal e dê o acabamento desejado. E não perfure a área após a impermeabilização.

Muitas pessoas aprovaram a ideia dos mini cursos Potiguar e participaram do primeiro deles, sobre Impermeabilizantes na loja da Cohama.

Presente no primeiro mini curso da Potiguar sobre Impermeabilizantes, o construtor profissional Antonio Lisboa se interessou muito pelo tema, pois em vários anos de trabalho e obras, já foi vítima de muitas infiltrações.

"Já sofri muito por causa desse problema em obras. Gostei das explicações dadas pelo consultor e parece que encontrei a solução para esse antigo problema. Vou seguir as dicas e experimentar esses produtos", disse ele.

O consultor que ministrou o curso João Pinheiro com o construtor profissional Antonio Lisboa.

Os próximos temas dos cursos serão igualmente importante e de ampla utilidade. Confira e participe:"Fases da Obra: Pintura de ambiente e piso sobre piso" (Dia 09.07 - Loja Forquilha); "Dicas de Decoração e Organização para Apartamentos Pequenos" (Dia 16.07 - Loja Cohama) e "Como Utilizar Ferramentas para Facilitar o seu dia-a-dia" (Dia30.07 - Loja Forquilha). Todos são gratuitos e abertos ao público, sem necessidade de inscrição, basta comparecer.

 

*Fotos: Danielle Vieira

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não