Novidades

Projeto apoiado pelo Grupo Potiguar recebe prêmio de design

08/06/16

Foi premiado o projeto Ladrilho 400, na categoria Ouro do Prêmio Internacional de Design Objeto: Brasil 2016. O projeto Ladrilho 400 conta com o apoio do Grupo Potiguar e com a participação da agência de publicidade Quadrante, responsável pela pesquisa e desenvolvimento do projeto de design e da Distribuidora Santa Rosa, que fará a fabricação do Ladrilho em São Luís - MA. O projeto tem como principal objetivo estabelecer a conexão respeitosa entre a história, processos, técnicas e conhecimentos tradicionais, desenvolvendo um produto comercialmente viável. A ideia principal do projeto foi homenagear a cidade de São Luís, que fez quatrocentos anos em 2012. 

Ladrilho 400

 O projeto ladrilho 400 contempla um estudo design de superfície para criar padrões gráficos para ladrilhos hidráulicos para a indústria Santa Rosa, empresa com aproximadamente 40 anos de experiência no mercado de revestimentos para construção, que atua com a proposta de manter e valorizar essa técnica de cunho artesanal recentemente redescoberta por arquitetos e construtores.

A ideia principal do projeto foi homenagear a cidade de São Luís que fez quatrocentos anos em 2012, com a criação e comercialização de ladrilhos comemorativos.

Reconhecida por seu patrimônio histórico arquitetônico, tombado pela UNESCO em 1997, a Cidade de São Luís é rica em referências visuais. No centro histórico é comum encontrarmos fachadas azulejadas, interiores decorados, painéis, pisos de casarões e igrejas adornados com ladrilhos. 

O projeto foi estruturado a partir de um levantamento iconográfico inicial onde foram definidas quatro áreas ou campos temáticos que orientaram a criação dos motivos para as estampas: riquezas naturais, patrimônio material, patrimônio imaterial, costumes e cotidiano.

Os estudos resultaram em quatro desenhos de estampas, cada desenho relacionado a um campo temático:

Desenho 01 (riquezas naturais) – Estampa Guará, que se refere ao pássaro vermelho endêmico dos manguezais da Ilha;

Desenho 02 (patrimônio Imaterial) – Estampa Coreiras, que se refere ao bailar e pungadas das dançarinas de Tambor de Criola, dança de típica do Maranhão, documentada pelo IPHAN como patrimônio Imaterial;

Desenho 03 (costumes e cotidiano) – Estampa Tabuleiro de Pirulito, que refere-se pirulito artesanal típico, feito de açúcar caramelizado na forma de cone, vendido em bairros e feiras populares de São Luís;

Desenho 04 (patrimônio material e histórico) – Estampa Bandeiras e Brasões, que se refere ao universo de padrões visuais históricos estampados em prédios e casario remanescentes do período colonial.

O Ladrilho Hidráulico mede 20x20cm, é fabricado com argamassa de areia, cimento, cal e pigmentos, por meio de técnica de prensagem e estampagem artesanal.

O projeto tem como principal objetivo estabelecer a conexão respeitosa entre a história, processos, técnicas e conhecimentos tradicionais, desenvolvendo um produto comercialmente viável. 

É um produto com conceito e formas relacionadas à identidade cultural e fabricado a partir de técnicas artesanais de baixo custo e alto valor social e cultural agregado.

A entrega da premiação ocorreu no último dia 23 de maio, em São Paulo – SP.

 

Créditos

Parceiros envolvidos

 

Grupo Potiguar – Iniciativa do Projeto

Distribuidora Santa Rosa – Fabricante

Quadrante – Pesquisa e desenvolvimento do Projeto de Design

 

Equipe de Desenvolvimento

Junior Ramos, João Raposo, Marcelo Figueirêdo, Waldeison Paixão, Maiana Gabriela, Patrícia Neves, Jaana Pinheiro, João Santos, João Victor Figueirêdo, Carlos Baima, Romildo Rocha.

Sobre o Prêmio

A Associação Brasileira de Promoção do Design e Inovação Objeto Brasil é a idealizadora e responsável pela realização do primeiro prêmio internacional brasileiro de design, o Prêmio Internacional de Design Objeto: Brasil.

 

O Prêmio Objeto: Brasil | OBA nasceu da percepção de um movimento único: a busca de soluções para os desafios de uma nova sociedade, pensando o design não com uma solução isolada, mas como elemento amplo e universal.

 

Iniciativa pioneira do gênero no país – o primeiro prêmio internacional brasileiro do design – o OBA, por meio da amplitude e singularidade de suas características, reforça a permissa de valorizar a pluralidade da identidade brasileira em distintos contextos materiais e históricos. A premiação completa foi publicada em livro.

*Com informações de www.premioobjetobrasil.com.br

 

 

 

 

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não