Novidades

Saiba como limpar porcelanato após a obra

06/06/17

Com a disseminação do uso do porcelanato para revestir os ambientes, é comum surgirem dúvidas com relação aos cuidados e à maneira correta de limpar porcelanato.

Antes de sair por aí, comprando todos os produtos da prateleira, é importante entender que, apesar de ser um produto extremamente resistente, com absorção de água quase nula, o porcelanato necessita de alguns cuidados especiais na hora da limpeza, para garantir que a sua beleza dure por muito mais tempo.

Por este motivo, preparamos este post com dicas e dúvidas frequentes. Seguindo cada uma dessas instruções, você conseguirá manter seu porcelanato sempre bonito e limpo, sem preocupações!

Como limpar porcelanato pós-obra?

Após a obra, é extremamente importante realizar a primeira limpeza do porcelanato. É ela que trará brilho ao revestimento e evitará o aparecimento de manchas superficiais nos primeiros anos. A primeira limpeza, quando bem executada, também irá facilitar a realização da limpeza diária.

É importante que essa limpeza pós-obra seja feita cuidadosamente, pois ainda podem haver materiais bastante abrasivos na superfície do porcelanato, como cimento e areia.

 

como limpar porcelanato

Comece removendo a película superficial (bruma) formada sobre o revestimento, com auxílio de pano macio e seco. A limpeza e o acabamento deverão ser realizados no máximo 30 minutos após a aplicação, utilizando uma esponja umedecida em água limpa. Limpe totalmente o revestimento, para evitar manchas.

Depois disso, faça uma aplicação do produto Clean Max Portokoll, que pode ser encontrado nas principais lojas de materiais de construção. Ele removerá as manchas que podem ter aparecido e deixará o piso com aparência perfeita. Este produto também pode ser utilizado em casos extremos, no caso do surgimento de manchas difíceis de remover com os métodos convencionais.

Durante a realização da obra ou da reforma da casa, pode ser que o porcelanato  tenha sido manchado com respingos de tinta. Para retirá-las, o indicado é a utilização de um solvente orgânico ou detergente ácido, como Thinner ou Aguarrás. Apenas tome cuidado para não deixar o produto agindo por muito tempo sobre o piso.

Limpeza do rejunte

Para limpar o rejunte de porcelanato, você também pode utilizar o Clean Max da Portokoll, sete dias após o assentamento. Basta diluir o produto em água (1/10), deixar agir por dez minutos e limpar com o lado amarelo da esponja.

como limpar porcelanato

 

Você também pode utilizar saponáceo cremoso na limpeza do rejunte. Para isso, aplique o produto puro sobre o rejunte, deixe agir por dez minutos e, depois, limpe com uma esponja, usando o lado amarelo. Se houver dúvida, dilua o agente de limpeza na água e faça o teste em apenas uma parte da peça, para garantir que não irão aparecer manchas no revestimento.

Depois disso, basta realizar os procedimentos simples da limpeza diária.

Limpeza diária do seu porcelanato

No dia a dia é fácil manter o seu porcelanato limpo e brilhante. Para isso, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias e, depois, passe um pano de chão molhado. A solução de limpeza deve conter uma colher de sopa de detergente ou sabão neutro, diluído em cinco litros de água. Depois, seque o piso com um pano seco.

como limpar porcelanato

Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias.

Não utilize palha de aço ou produtos similares, já que elas podem riscar danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento. Após a limpeza do porcelanato, enxágue bem somente com água limpa e seque com um pano limpo.

Para limpar porcelanato de maneira pesada, você pode usar CIF, Veja Cloro Ativo, ou  Saponáceo Cremoso. Qualquer um destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução.

A diluição deve ser de 1:10 a 1:30, ou seja, uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água. A não diluição dos produtos, bem como a sua aplicação direta sobre o piso, pode ocasionar o surgimento de manchas permanentes.

como limpar porcelanato

É importante lembrar que os porcelanatos Portobello estão mais próximos da família das pedras naturais do que da cerâmica, e assim sendo, requerem a mesma cautela necessária ao fazer a manutenção das pedras. Por isso, não utilize ceras ou impermeabilizantes. A realização dessa prática pode acarretar na perda da garantia de 5 anos que a fábrica oferece.

O problema de realizar a limpeza do porcelanato apenas com detergente neutro diluído em água, é que ele não deixa a casa com aquele cheirinho de limpeza. Por isso, você pode fazer a limpeza da maneira adequada e, depois de terminar, usar um spray perfumado para ambientes. Só tome cuidado para não aplicar o spray diretamente sobre o piso.

Como no caso da tinta, caso ocorra algum tipo de acidente com canetas ou canetinha hidrocor, bem como esmaltes e outros tipos de pigmentos, o indicado é a utilização de um solvente orgânico para a limpeza do porcelanato, como álcool, Thinner ou acetona.

como limpar porcelanato

Pode acontecer de um dos moradores ser alérgico a algum tipo de produto químico, por este motivo, para a limpeza do porcelanato, você pode utilizar o vinagre, sempre diluído em água, já que ele não mancha, não diminui o brilho e é inofensivo para o porcelanato.

Para as áreas externas o procedimento é o mesmo. Utilize detergente neutro, diluído em água, para a limpeza diária e, para a limpeza pesada, use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso ou ainda Veja Cloro Ativo.

O que não usar na limpeza de porcelanato

A utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

como limpar porcelanato

Por isso, não utilize produtos que contenham flúor e seus derivados, principalmente o ácido fluorídrico, encontrado nos produtos Semorim, Brilha Alumínio, Brilhol e outros destinados à limpeza de alumínio. Eles podem causar danos irreversíveis ao produto.

Produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio, etc.) em alta concentração podem causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de 10 minutos. Por isso, nunca utilize sabão em pó, ceras, escovas, ácidos, água sanitária ou soda cáustica sobre as peças.

como limpar porcelanato

Além disso, os produtos recomendados, como detergente neutro, CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso e Veja Cloro Ativo, quando utilizados diretamente sobre o piso, por um longo período de tempo, também podem ocasionar a formação de manchas.

Lembre-se de sempre diluí-los em água, na proporção recomendada anteriormente, que é de 1 colher de sopa de detergente para cada 5 litros de água e, no caso dos produtos para limpeza pesada, dilua uma parte do produto para 9 partes de água, ou uma parte do produto, para 29 partes de água.

As vezes, limpar o porcelanato com os produtos específicos para limpeza pesada pode resolver o problema de algumas manchas, mas se não ficar em perfeito estado, você pode utilizar o Clean Max da Portokoll.

 

Com informações do site: http://www.portobello.com.br

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não