Novidades

Saiba mais sobre os impermeabilizantes

19/01/16

Durante o período de chuvas é muito comum aparecerem problemas como rachaduras, infiltrações, mofos e outros em casas, apartamentos ou mesmo em prédios comerciais e industriais. Mas como evitar esse tipo de problema? E o que se deve fazer quando esses problemas aparecerem? A dica para você é, use impermeabilizantes.

Os impermeabilizantes são produtos específicos com o objetivo de proteger as diversas áreas de um imóvel contra ação de águas que podem ser de chuva, de lavagem, de banhos ou de outras origens. 

Cada área requer um tipo de impermeabilização, de acordo com as suas características. Nunca use o mesmo material para resolver todos os tipos de problema. Erros na construção de seu imóvel, ou transtornos de reformas inesperadas, podem gerar desperdícios de material e prejuízos ao seu orçamento. Utilize os sistemas de impermeabilização corretos para o tipo de obra que está executando. Além disso, consulte profissionais especializados para saber qual produto deverá utilizar.

O ideal é que o impermeabilizante seja aplicado no momento da construção da obra antes do acabamento final, em todas as áreas que necessitam de proteção. Caso você não use impermeabilizantes na sua construção, as infiltrações e a umidade podem causar um sério desconforto com goteiras, manchas na pintura etc. Na evolução do processo, as infiltrações se alastram e passam a danificar tudo o que estiver em seu caminho, como a pintura, argamassa, revestimentos, móveis, entre tantos outros elementos usados na decoração e construção do imóvel. Nos casos mais críticos, a falta da impermeabilização pode comprometer a segurança e a estabilidade das edificações. 

Mas o que fazer quando se deixou de utilizar o impermeabilizante e os problemas estruturais apareceram? Há diversos tipos de impermeabilização e cada um é destinado a um uso do espaço. Há, por exemplo, a impermeabilização rígida e a flexível. Os impermeabilizantes rígidos são vendidos como argamassas industrializadas, produtos bicomponentes ou como aditivos químicos para argamassa ou concreto. Esses produtos incorporam-se à estrutura protegida e, com uma cura adequada, apresentam baixa porosidade e grande estanqueidade. Podem ser encontrados, ainda, em forma de pinturas que formam um revestimento impermeável.

Já os impermeabilizantes flexíveis são encontrados em forma de mantas pré-fabricadas ou moldadas no local, que, depois de secas, formam uma membrana protetora. Esses produtos garantem a estanqueidade das estruturas ao mesmo tempo em que, por serem mais elásticos, se adaptam às movimentações a que elas estão sujeitas.

Cada produto tem seus próprios métodos de preparo e aplicação. Por isso, siga à risca os procedimentos indicados pelo fabricante e suas especificações sobre o consumo de material, tempo de secagem e necessidade ou não de proteção mecânica. E ainda, não deixe de contar com a ajuda de um profissional especializado.

Na Potiguar você encontra o impermeabilizante Sika Top 100 18Kg (Cód. 29025) que é um revestimento, semi-flexível, protetor, bicomponente, à base de cimento, areias selecionadas e resina acrílica para uso em concreto, argamassa ou alvenaria com excelente aderência e impermeabilidade.

O Sika Top 100 pode ser aplicado sobre concreto, argamassa e alvenaria para impermeabilização de:

- Caixas d’água e reservatórios, piscinas, poços de elevadores, tanques e cisternas.

- Umidade de rodapé, paredes internas de construções como silos, armazéns, depósitos e residências.

- Para evitar a entrada de umidade em subsolos, baldrames e galerias de águas pluviais e servidas.

- Pisos e paredes de “áreas frias”: banheiros, lavanderias, cozinhas e paredes em contato direto com o solo.

Para saber mais sobre impermeabilizantes, passe em uma das lojas Potiguar! Nossa equipe está preparada para tirar todas suas dúvidas e indicar o produto ideal para você!

Fontes: www.forumdaconstrução, www.ciplak.com.br, bra.sika.com

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não