Novidades

Veja os métodos ideais para limpeza de porcelanatos

04/08/16

Você já colocou aquele lindo porcelanato na casa toda e agora tem dúvidas de como fazer a limpeza? Pois, sabia que existem métodos específicos para realizar a limpeza, fazendo com a beleza das peças permaneça por mais tempo. Nossos fornecedores Biancogres, Portobello, Casa Ok, Pamesa trazem algumas dicas que podem te ajudar nesta tarefa. E você pode conhecer alguns produtos da Portokoll próprios para limpeza de porcelanatos. Confira:

Dicas da Biancogres para limpeza de porcelanatos

De acordo com a Biancogres, a primeira limpeza do revestimento só deverá ocorrer após o prazo de 15 dias ao rejuntamento e deverá ser feita cuidadosamente, pois ainda poderá haver materiais bastante abrasivos em sua superfície, como cimento e areia. Se bem executada, irá facilitar a manutenção do revestimento.

Caso o revestimento tenha sido mantido limpo após o rejuntamento, a limpeza será bastante simples, bastando utilizar uma escova de cerdas macias ou vassoura de pelo. Em seguida, passar um pano umedecido com a solução de uma colher de sopa de detergente neutro ou sabão de coco líquido ou água sanitária diluída em 5 litros de água.

Porcelanato Digital Polido

Produtos dessa categoria recebem uma camada de cera protetora antes de serem embalados. Essa cera evita que aranhões sejam causados durante o manuseio das peças até que o assentamento seja finalizado.

Para limpeza, utilizar cimento branco (seco), gesso ou saponáceo cremoso com uma vassoura de pelos macios.

 

Os porcelanatos necessitam de cuidados especiais para manter a beleza das peças.

Limpeza difícil

Em casos onde a superfície das peças estejam arranhadas ou riscadas por quartzo, e a limpeza torna-se mais difícil (superfície amarelada), pode-se utilizar alguns produtos já existentes no mercado.

Produtos indicados para limpar porcelanatos:

Refine (LP-Piso); Clean ou Tecno Clean (Tecnocola); Fermalimp (Quartzolit)*.

* Todas as marcas mencionadas são de propriedade e responsabilidade de seus respectivos fabricantes.

Produtos não indicados para limpar porcelanatos:

Não é indicado utilizar produtos ou utensílios de limpeza que:

- Contenham em sua fórmula ácido fluorídrico (como Semorim, Brilha Alumínio, Brilhol e outros destinados a limpeza de alumínio);

- Contenham ácido muriático (como xampu para pedras), flúor e seus derivados;

- Sejam destinados para retirar ferrugem de tecidos.

- Ceras ou impermeabilizantes, pois podem causar danos irreversíveis aos revestimentos cerâmicos e porcelanatos Biancogres.

Para limpeza de manchas os produtos indicados na tabela abaixo poderão ser utilizados, seguindo as orientações dos fabricantes.

Tipo de Mancha

Produto de Limpeza

Graxas e óleos

Água quente e detergente alcalinos

Tintas

Removedor de Tintas

Ferrugem

Água sanitária, saponáceo cremoso e limpeza total

Café

Água sanitária, saponáceo cremoso e limpeza total

Tinta de caneta

Solvente orgânico (acetona, benzina)

Borracha de pneu

Solvente orgânico (aguarrás) ou saponáceo cremoso

Cerveja ou vinho

Detergente alcalino/água sanitária

Dicas da Portobello para limpeza de porcelanatos

Segundo a Portobello, é necessário executar bem a limpeza pós-obra, pois facilita na limpeza diária. Uma dia é manter o piso protegido durante a obra e após o assentamento, basta utilizar água, detergente neutro e escova de cerdas macias.

 Usar vassouras com cerdas macias contribuem para a conversação do porcelanato.

No caso de haver sujeira impregnada, como excesso de rejunte e cimento que não tenham sido retiradas na primeira limpeza, recomendamos a utilização do Clean Max da Portokoll, após 7 dias da aplicação do rejunte.

O Clean Max Multipisos da Portokoll é um detergente desincrustante alcalino indicado para limpeza pós-obra simples ou pesada.

Dilua o produto de acordo com as orientações contidas na embalagem, para cada grau de impregnação existente.

ATENÇÃO:

Enxague com água limpa e seque o piso com pano seco e limpo.

Não utilize cerdas de aço ou qualquer outro metal (como esponja de aço). Elas podem riscar, danificar e retirar o brilho do porcelanato ou do esmalte do revestimento.

Não utilize produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que dão brilho em metais. Eles podem causar danos irreversíveis ao produto.

Limpeza Diária

Produtos Indicados:  Sabão neutro, produtos com cloro ativo, saponáceo, detergente (neutro). Não exagere na quantidade de detergente. Não use produtos aditivados com flúor;

Qualquer destes produtos deve ser diluído em água, usado em sua versão neutra e aplicados com pano umedecido nesta solução.

Diluições de 1:10 a 1:30 são suficientes;

Após esses procedimentos passe somente água limpa e seque o piso. Caso ainda permaneça sujeira impregnada sobre o produto, deixe a solução de detergente e água agir sobre o piso por mais alguns minutos e depois esfregue com escova ou vassoura de cerdas macias. Não utilize palha de aço ou produtos similares. Enxágue bem somente com água limpa e seque com um pano limpo;

Atenção:

Produtos que contenham hidróxidos (potássio, sódio, etc) em alta concentração podem causar alterações no brilho superficial de porcelanatos polidos se expostos por mais de 10 minutos;

Lembramos que o Porcelanato Portobello está mais próximo da família das pedras naturais do que da cerâmica, portanto, exige os mesmos cuidados dispensados na limpeza e manutenção das pedras naturais. Não podemos utilizar xampu para pedras na limpeza, Este tipo de produto contém ácido,

Não utilize ceras ou impermeabilizantes sobre o revestimento.

Limpeza de Sujeiras Específicas

A Casa Ok e a Pamesa orientam ainda para o tempo de ação dos produtos. É necessário ficar atento as informações contidas nos rótulos de cada fabricante. E sempre que possível, você pode utilizar uma esponja de dupla face com água.

Porcelanatos polidos tem um brilho específico, por isso os cuidados devem ser redobrados.

 

Veja sempre as instruções do fabricante sobre a melhor forma de limpar seu piso

 

Seguindo todas as dicas e instruções você terá seu porcelanato sempre limpo e seguro!

Não deixe de passar sempre na Potiguar e conhecer os lançamentos de porcelanatos!

 

*Com informações de biancogres.com.br, portobello.com.br e portokoll.com.br

 

Voltar
Precisamos de sua localização, por favor, compartilhe ela com a gente Agora não